Semana de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Uerj vai até esta sexta (13)

Até o dia 13 de julho acontece a Semana de Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP). Será abordado o tema “Identidades Marginalizadas: entre exclusão e liberdade”. Dessa forma, a Semana de Letras tem como propósito discutir a representatividade de grupos marginalizados da sociedade e repensar o preconceito e a discriminação a partir do viés linguístico e literário.

A diversidade humana sempre existiu e a história revela os percalços da difícil convivência entre os diferentes. Hoje em uma sociedade democrática, que pressupõe igualdade e liberdade de direitos, existe efetivamente interação e integração na diversidade? O que nos leva a classificar pessoas, produzir hierarquias e diferentes atribuições de valor? Refletir sobre discriminações e preconceitos ainda muito arraigados, seja nas relações raciais, de identidade ou de gênero, pessoas com deficiências é de extrema relevância para reconhecermos o valor desses grupos marginais num mundo compartilhado.

As marginalidades sociais são as coletividades que sofrem processos de estigmatização e discriminação, resultando em diversas formas de desigualdade ou exclusão sociais, mesmo quando constituem a maioria numérica de determinada população. Exemplos incluem negros, indígenas, imigrantes, mulheres, homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de vilas (ou favelas), portadores de deficiências, obesos, pessoas com certas doenças, moradores de rua e ex-presidiários. Reconhecendo que as minorias só existem porque são estigmatizados e inferiorizados por outros, esta linha as aborda relacional e processualmente, focalizando os processos de discriminação efetuados por grupos dominantes, as consequências desta discriminação e os processos de resistência individual e coletiva. 

Local do encontro: Rua Doutor Francisco Portela, 1470- Patronato, São Gonçalo.

Organização: Gestão NÓSporNÓS