Livraria da EdUERJ recebe primeira edição do evento Conversações nesta quarta

Vai rolar um bate-papo super bacana sobre as obras O Crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, e O Alienista, de Machado de Assis, publicados pela Editora da UERJ, em 2018, na coleção EdUERJ de Bolso. A estreia do evento Conversações está marcada para acontecer nesta quarta-feira, 10 de abril, às 17h.

Os professores Sérgio Nazar David e Eduardo da Cruz irão abordar aspectos do livro de Eça de Queirós, enquanto a professora Maria Cristina Cardoso Ribas irá tratar de O Alienista. Os convidados participaram ativamente da edição das referidas obras, organizando e fixando os textos finais, e também como autores das análises textuais que integram as publicações.

A conversa tem a mediação de Mauro Siqueira, coordenador de Produção da EdUERJ, e está aberta ao público. Trata-se de uma oportunidade de debater não só literatura, mas o estudo da língua, lembrando que os livros foram leituras requisitadas pelo vestibular da UERJ. As singularidades das edições da EdUERJ também serão objeto de atenção. Nem todos sabem, mas a versão de O crime do padre Amaro valoriza-se pelo fato de ter como texto-base a edição de 1889, a última publicada enquanto Eça de Queirós estava vivo.

Conversações não se limitará a debater temas literários, podendo contemplar outros assuntos que estejam em livros publicados pela EdUERJ. A proposta inicial é que seja produzido mensalmente pela equipe da Editora da UERJ, procurando dar visibilidade aos temas e autores de seu catálogo. Por conta disso, os palestrantes/debatedores serão preferencialmente autores de obras publicadas pela EdUERJ.

A troca de ideias entre autores e público, ou entre alunos e professores, é a intenção da EdUERJ, visando beneficiar-se pelo fato de a livraria funcionar em uma atmosfera propícia ao debate, como uma universidade. Neste sentido, a administração da Livraria pela Editora da UERJ abre um leque de possibilidades de estímulos a atividades acadêmicas.