A Uerj resiste e nós também, conheça Joyce Rodrigues, caloura 2018.1 do curso de História

Apesar de todos os problemas envolvidos com uma das principais universidades do Rio de Janeiro, a maioria deles relacionados à grave crise econômica do estado, o que vemos não é um cenário de uma instituição abandonada (pelo menos não por seus alunos e professores). Pelo contrário, vemos uma grande resistência, uma Uerj que luta incansavelmente e segue à espera de dias melhores.

Segundo Joyce Rodrigues, de 18 anos, caloura 2018.1 do curso de História da Uerj, para muitos, estava desanimador fazer o último vestibular. Remando contra a maré, seus professores diziam que realizar o vestibular da Uerj seria praticamente um ato político, fazendo o exame, mostrariam que ainda acreditam na Universidade e que são contra o sucateamento visível.

Confira abaixo a entrevista de Joyce cedida ao site #EuQueroUerj:

Fiz o 1º Exame de Qualificação nervosa, por ser o primeiro vestibular do ano, e o resultado não foi muito animador, porém não desisti. Fiz o 2º exame e o resultado foi melhor. O Exame Discursivo foi uma mistura de tensão e euforia, principalmente com o tema incrível da redação - “A verdade pode ser estabelecida com base em uma única perspectiva?”. Eu tinha minhas dúvidas se iria conseguir ou não, mas preferi acreditar que tinha feito o melhor que pude, dentro dos meus limites e o que tivesse que ser, seria. No dia 24 de janeiro de 2018, foram divulgados os resultados, minha ficha demorou a cair, fui aprovada e consegui uma vaga, ocupei o 8º lugar no curso de História.

No ano passado, fiz algumas visitas na Universidade e era estranho vê-la vazia e cinza como seus dias de resistência. Já no dia da pré-matrícula, fiquei emocionada observando as pessoas em movimento, dando cor e vida ao cinza mais bonito do RJ. Todos resistem junto com ela. Uma das frases que mais gosto de citar é a do filósofo Immanuel Kant: O ser humano é aquilo que a educação faz dele, logo, é a educação que nos move, não só no individual, como também move questões econômicas, culturais e sociais. Ensino de qualidade é dever público.

A Uerj é uma universidade de excelência, e mesmo com a falta de investimentos e recursos, ela continua firme em produções científicas, firme em ações para a sociedade, segue no ranking das melhores universidades do país e da América Latina. E devemos lembrar que a Uerj foi pioneira na adoção do sistema de cotas, visando democratizar o acesso ao ensino superior.

Sou da mais ousada do Rio. Somos da resistência, não cedemos à pressão. A Uerj é gigante. A Uerj vale a luta. A Uerj resiste e nós também!

(Matéria: Roberta Negrão)