Dicas de História

Talvez a História seja a matéria com o conteúdo mais amplo da grade escolar... mas isso não impede de focarmos os estudos em tópicos que costumam ser mais cobrados na prova, pelo menos é o que nós do #euquerodica garantimos!


Crise da República Oligárquica

A década de 1920, no contexto da crise da República Oligárquica, é marcada por uma série de ebulições sociais. Nesse cenário surgem novos atores sociais que vão levar a uma transformação político-econômica no Brasil como os tenentes, os operários e as mulheres. A compreensão do papel desses novos protagonistas da história brasileira é fundamental para a realização de uma prova da UERJ.


1968: O Ano que Sacudiu o Mundo

O ano de 1968 é marcado por uma série de acontecimentos que os vestibulandos que pretendem ingressar na UERJ precisam estar por dentro. A Ofensiva do Tet no contexto da Guerra do Vietnã, o assassinato de Martin Luther King nos Estados Unidos, o movimento de trabalhadores e estudantes em Maio na França, a Passeata dos Cem Mil no Brasil e a Primavera de Praga estão entre esses fatos que fizeram de 1968 o “ano que não acabou”.


Movimento Operário no Brasil

O Movimento Operário, tema recorrente na UERJ, é organizado no início do século XX no Brasil em razão das péssimas condições de trabalho existentes nas fábricas brasileiras. É fundamental a compreensão de que os imigrantes que chegam ao Brasil para trabalhar na indústria serão peças chaves para que os operários se aproximassem das ideias do Anarcossindicalismo, base ideológica do movimento.


O "Milagre Brasileiro"

O chamado Milagre Brasileiro ocorrido durante o governo de Emilio Garrastazú Médici foi um importante mecanismo de propaganda do Regime Militar (1964-85). Para a UERJ é importante que o vestibulando esteja atento às contradições existentes no modelo econômico implementado. Ao mesmo tempo em que, com a ajuda do grande volume de capital externo disponível, o país assistiu ao crescimento econômico, os trabalhadores sofreram com o congelamento dos salários.


Governo Juscelino Kubitschek

Um tema que é a cara da UERJ é o modelo econômico do governo de JK. Para a realização de uma boa prova, portanto, é necessário o conhecimento da presença de investimentos do capital estatal, do capital nacional-privado e do capital externo que compõe o chamado Modelo Tripé. A partir desse modelo, Juscelino estabeleceu no Plano de Metas a necessidade de investimentos no desenvolvimento industrial e em infraestrutura.


Proclamação da República

A crise monárquica que levou à Proclamação da República em 1889 no Brasil teve como protagonistas o grupo dos Republicanos Históricos, composto pela burguesia cafeeira de São Paulo – interessada em um regime federalista – e setores médios urbanos – que ansiavam maior participação política. Além destes, é fundamental para uma boa prova na UERJ, saber da centralidade dos militares no processo, uma vez que voltaram fortalecidos da Guerra do Paraguai, influenciados pelos ideais positivistas


Bons estudos e boa prova!